domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mendonça afirma que sigla sofre preconceito

Presidente estadual do DEM e pré-candidato a deputado federal, Mendonça Filho fez um desabafo em meio ao momento de adversidade vivido por seu partido. Ele queixou-se de um suposto “preconceito muito grande” sofrido pelos democratas. “Acho que sofremos um preconceito muito grande. O PT o que fez? Promoveu os mensaleiros. Todos os denunciados no mensalão (de 2005) voltaram e estão dando as cartas no partido. A gente sofre preconceito até da própria imprensa. Qual partido agiu como democratas agiu? Nenhum”, desafogou o dirigente.

As reclamações se estendem. Em sua visão, o PT quando esteve envolvido no mensalão (2005) não teria sido tão castigado. “Quando houve mensalão do PT ninguém chamou mensalão do PT. Esse episódio de Brasília envolveu não só o (ex-governador José Roberto) Arruda, mas parlamentares ligados ao PSDB, PMDB, PTB, entre outros partidos. O partido não jogou a sujeira para debaixo do tapete, expurgou o governador, único que tinha, e também tirou o vice governador”, relatou Mendoncinha.

O ex-governador ressaltou as medidas tomadas pelo DEM: “Tirar peças podres no processo para que você mostre compromisso com a seriedade com tudo que nós pregamos”. Seguindo o mesmo raciocínio, Mendonça respondeu à provocação do deputado federal Pedro Eugênio (PT). Em entrevista à Rádio Folha 96.7 FM, o petista sugeriu que o DEM mudasse de nome novamente. “Melhor ele tratar do PT, ou, pelo menos, expurgar os mensaleiros que continuam no PT e comandando o PT, tarefa mais nobre, ao invés de estar preocupado com o partido (DEM)”, disse.

José Serra vai a Belo Horizonte cortejar Aécio Neves


Convencido do peso de Minas Gerais na corrida presidencial deste ano, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), dedicará a noite de quarta (3) e o dia de quinta-feira (4) a corte ao mineiro Aécio Neves. Num jantar reservado, Serra deverá, no mínimo, pregar a importância de Aécio para o projeto eleitoral do PSDB. Segundo tucanos, um convite formal para que o governador de Minas ocupe a vice para chapa para a Presidência dependeria, porém, da acolhida de Aécio.

Os dois jantarão na noite de quarta-feira. No dia seguinte, Serra irá à inauguração da Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves. O roteiro foi acertado num telefonema de Serra para Aécio. Em Belo Horizonte, Serra --para quem a participação de Aécio é fundamental nessas eleições-- assistirá à comemoração do centenário do nascimento de Tancredo Neves. Na semana seguinte, deverá prestigiar o aniversário de Aécio, que completará 50 anos.

A estratégia de Aécio é outra. Ainda contando com a possibilidade de desistência de Serra, o mineiro diz que só tomará sua decisão depois de abril. Nesse caso, Serra teria que se lançar candidato sem a certeza de que terá Aécio ao seu lado. Com a exposição de Dilma e a mobilização de petistas, a tendência é que cresça a pressão sobre Aécio para que aceite a vice do PSDB. Serra, por sua vez, também tem sofrido pressão: para que antecipe o anúncio de candidatura, afastando a ideia de que esteja hesitante. Num jantar na segunda-feira, Guerra sugeriu a Serra, mais uma vez, que se manifeste.

Lula diz que segunda fase do PAC terá mais 1 milhão de casas

Em visita ao presidente salvadorenho, Maurício Funes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que anunciará a construção de mais 1 milhão de casas dentro da segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), obras cuja execução deverá ficar para o seu sucessor na Presidência da República. Lula disse que o anúncio, no ano passado, do programa Minha Casa, Minha Vida foi exitoso e que se comprometerá com mais 1 milhão "para não parar mais" o investimento no setor. Não deu, porém, prazo para a construção dessas moradias.

Para Funes e uma plateia de empresários brasileiros e salvadorenhos, Lula disse que a forma de fazer com que o programa funcionasse foi negociar a redução de taxas e seguros para a construção da casa própria e não ter medo de falar em subsídio. "Assumimos o compromisso de que, para fazer casa popular, tem que ter subsídio. A gente não tem que ter medo da palavra subsídio para resolver um problema crônico, que é o problema habitacional dos países de toda a América Latina."

Para Lula, "esse é um programa exitoso". "Já temos mais de 30 mil casas em construção, já temos mais de 730 mil casas com projetos aprovados na Caixa Econômica Federal e, agora, estou anunciando um próximo passo. Vamos anunciar mais 1 milhão de casas no próximo período, que é para não parar mais", afirmou.

Direito ao voto atrás das grades

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani convocou na última semana, em Brasília, uma audiência pública para definir medidas que garantam o direito de voto aos cerca de 150 mil presos provisórios - que aguardam julgamento - e 16 mil adolescentes internos, na faixa etária de 16 a 21 anos, em todo o país. Apesar de o direito ao voto estar previsto na Constituição Federal, a iniciativa de permitir o sufrágio a pessoas nessas condições é recente, de acordo com dados do TSE. Nas eleições municipais de 2008, apenas 13 estados tiveram alguma experiência em alguns de seus municípios.

A audiência também serviu para que os tribunais regionais eleitorais, entidades de direitos humanos e do sistema carcerário discutissem algumas regras eleitorais para serem adotadas já para as eleições deste ano. Uma delas diz respeito ao direito do preso e do jovem infrator de assistir à propaganda eleitoral e ao contato com os candidatos e suas plataformasde política. "O eleitor que se encontra nessas condições precisa saber as opções que tem. E a restrição aos órgãos de comunicação que trazem as propostas de seu candidato limita as suas observações", afirma o ministro. Outro questionamento levantado foi sobre o prazo de cadastramento de dados dos presos para votarem este ano. A data-limite - maio - foi questionada por vários representantes dos tribunais regionais.

Prudente, o deputado da meia, entrega carta de renúncia

O ex-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM), entregou no final da tarde desta sexta-feira (26) à Mesa Diretora da Casa sua carta de renúncia. O deputado ficou famoso ao ser flagrado em um vídeo colocando nas meias dinheiro de um suposto esquema de distribuição de propina. Prudente renunciou antes de ser notificado sobre o processo de quebra de decoro que corria contra ele. Por isso, não perde os direitos políticos. Para valer, a carta precisa ser lida em plenário.

O processo de quebra de decoro contra o “deputado da meia” foi aberto nesta quinta-feira (25). A Comissão de Ética da Câmara Legislativa aceitou, além do pedido contra Prudente, outros dois: um contra Eurides Brito (PMDB), flagrada colocando dinheiro em uma bolsa, e outro contra Junior Brunelli (PSC), protagonista do que ficou conhecida como "oração da propina". Dos dois, somente Eurides disse que não renuncia. Brunelli não se pronunciou a respeito até esta sexta.

Na carta de renúncia, Leonardo Prudente diz que foi "vítima de um modelo autofágico do Sistema Eleitoral Brasileiro no qual prevalece a hipocrisia" e pede que "a situação de hoje" seja "um exemplo aos candidatos que irão concorrer às próximas eleições." Ele afirma que errou "ao receber doação para campanha e não contabilizar."

sábado, 27 de fevereiro de 2010

WORKSHOP - PROMOTOR DE VENDAS: Buscando a excelência na promoção de vendas - 18/03/2010‏

O Promotor de Vendas é um profissional que vai impulsionar a venda dos seus produtos, precisamos como empresas valorizar e até mesmo entender a função do promotor.


“PONTOS ABORDADOS”

Ø As pessoas, independente de classe social, compram muito mais pela emoção do que pela razão;
Ø Como seus promotores se aproximam do cliente para abrir uma venda;
Ø Descubra 7 passos importantes para abordar o seu cliente!

DEPOIMENTOS SOBRE O WORKSHOP:
“Minhas expectativas foram correspondidas, me sinto um novo profissional e aprendi a me valorizar mais como pessoa”– Laércio Paulino è Technos da Amazônia – Recife/PE.
“O treinamento é muito importante para capacitação e entendimento de produtos” – Pierre Queiroz è Qualimar Pescados – Recife/PE.
Inscreva-se pelo nosso site http://www.conexaohumana.com.br/, ou solicite a ficha de inscrição pelo e-mail conexaohumana@conexaohumana.com.br
Click na imagem para visualizar melhor

Rivais dispostos ao consenso

Ao conversar com o ex-prefeito João Paulo e o secretário das Cidades, Humberto Costa, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, chegou à conclusão de que há uma disposição dos correligionários para se chegar a um consenso em torno de um nome do PT para a disputa ao Senado, na chapa encabeçada pelo governador Eduardo Campos (PSB). “Ambos estão colocando que não há nenhuma pré-disposição ao impasse”, animou-se.

Dutra tomou café da manhã, ontem, com Humberto e integrantes da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), e ouviu os motivos que levaram à facção a apresentar o nome de Costa para a disputa. Segundo ele, os correligionários externaram as opiniões e apresentaram a posição de pleitear a vaga na pessoa do secretário. “Os dois têm legitimidade para pleitear”, afirmou Dutra, procurando não tomar partido na briga interna entre os dois grupos petistas.

Durante o encontro, Humberto falou da relação da CNB com o PSB, o Governo do Estado e os movimentos sociais. Disse da pretensão de ficar à disposição para avaliação interna do PT e fez uma explanação da situação no Estado. Questionado se teria disposição ao consenso, o secretário disse que a reunião proposta por Dutra entre os três, na próxima sexta-feira, “pode ajudar”, já que ainda não houve nenhuma conversa com João Paulo. “Mesmo que não se chegue ao entendimento, pode ajudar a fazer um processo tranquilo”, disse.

João Paulo também mostrou-se aberto ao diálogo e disse que sugeriu um encontro com Humberto. “Podemos conversar até antes da reunião (com Dutra)”, afirmou. Para ele, as palavras do presidente nacional do PT sintetiza seu pensamento de “construir a unidade interna”. “A essência do debate é a necessidade que Dilma Rousseff vai ter de eleger os senadores para ter ampla maioria. Sou homem de partido, disciplinado, busco o entendimento”, assegurou

Humberto livre do caso da Máfia dos Vampiros

O secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), tem duas promessas que terá pagar. A dívida não é com seus eleitores, mas com Nossa Senhora da Conceição, padroeira do morro que leva o mesmo nome da santa, e com Santo Expedito, o patrono das causas impossíveis. O petista espera apenas a absolvição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região sobre o envolvimento do seu nome no caso da Máfia dos Vampiros para quitar o débito.

Humberto revelou que logo seu processo chegue ao fim, ele sairá direto para o Morro da Conceição. "Depois que o processo terminar tenho que subir o morro. Me tornei devoto nesses últimos tempos. Tenho que pagar muitas coisas à Nossa Senhora e a Santo Expedito", contou.A rotina do petista um dia após o Ministério Público Federal declarar que não existem provas suficientes para incriminá-lo começou com status de celebridade. Foram mais de cem telefonemas ao longo do dia, além de mensagens de solidariedade via e-mail, twitter e torpedos em seu celular. A demanda foi tanta que Humberto não teve tempo de atender a todos, mas garantiu que ontem à noite responderia aos que faltaram. Entre as lideranças nacionais que ligaram para Humberto estavam o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT Nacional, Ricardo Berzoini.

Humberto contou que estava dando aula em Petrolina quando recebeu a ligação de um dos advogados do processo, Eduardo Coelho, para dar-lhe a notícia. "Quando o telefone tocou fiquei com medo de atender. Mas atendi. Quando soube do resultado chorei e voltei para terminar a aula. Até agora minha ficha não caiu. Nunca me senti inteiramente a vontade no ambiente político enquanto essa coisa perdurou. Agora me sinto igual a todo mundo", revelou.

Lula diz que só deve satisfação sobre viagem ao Irã ao povo brasileiro

O presidente Lula disse nesta sexta-feira (26) que deve satisfação somente ao povo brasileiro sobre a visita que fará ao Irã em maio.

"Estou indo ao Irã como vou a qualquer outro país do mundo, e os Estados Unidos nunca pediram para mim para visitar algum país no mundo. Eles não têm que prestar contas para mim. A relação americana é uma relação soberana. Eles visitam quem eles querem e eu visito quem eu quero, dentro do direito soberano de cada país", disse.

"Eu vou visitar o Irã e não terei de prestar contas a ninguém a não ser ao povo brasileiro, que vai querer saber, não apenas o que eu vou fazer, mas o resultado de isso tudo", acrescentou.

As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva ao lado do presidente de El Salvador, Maurício Funes. Lula chegou na noite de quinta (25) a El Salvador, última escala de uma viagem que incluiu México, Cuba e Haiti

Comissão aprova parecer que pede impeachment de Arruda

A Comissão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, formada por cinco deputados, aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (26), o parecer favorável do deputado Chico Leite (PT) que pede, em quatro processos, o impeachment do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), acusado de comandar um esquema de distribuição de propina revelado durante a Operação Caixa de Pandora, em 27 novembro do ano passado.

Agora, o parecer será enviado ao plenário da Casa na terça-feira (2), que aceita ou não o pedido. Se aprovado, o governador afastado terá 20 dias para se defender. A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final. A procuradoria da Câmara deve soltar um parecer sobre quando Arruda pode ou não mais renunciar.

José Roberto Arruda está preso na superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. O vice-governador, Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou na tarde de terça-feira (23). Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.

Discurso em tom de despedida

O tom de despedida marcou o discurso do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ontem, no Parque Estadual do Rio Doce, no Vale do Aço. Ao inaugurar obras de apoio à pesquisa e ao turismo na reserva ambiental, com investimentos de R$ 3,5 milhões, ele enfatizou o fim de seu mandato, em abril, por restrição eleitoral. "Dentro de quatro semanas, não serei mais governador de Minas Gerais. Por imposição legal, no dia 30 de março, deixo o governo. Mas com a tranquilidade e a serenidade de que deixarei o governo nas mãos limpas e honradas de Antonio Anastasia, para que ele possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido", disse Aécio, que permaneceu ao lado do vice durante toda a solenidade. "É recompensador andar por Minas Gerais e receber o reconhecimento, o abraço afetuoso e o olhar de confiança dos mineiros. Temos lutas enormes a enfrentar, mas vemos uma Minas diferente daquela de 2003", acrescentou o governador, fazendo um balanço de seu mandato.

Aécio ainda faz mistérios quanto ao cargo que vai disputar nas eleições de 2010. Embora tenha dito que não será candidato à Presidência da República, também não deixa clara a intenção de disputar uma cadeira no Senado. Por outro lado, a qualquer brecha, Aécio enfatiza o desejo de ver Anastasia em seu lugar nos próximos quatro anos. Apesar de não ter se lançado ainda como candidato, o vice-governador não esconde a intenção de ocupar o cargo.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MPF inocenta Humberto


O secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), foi absolvido pelo Ministério Público Federal das acusações de envolvimento no escândalo dos vampiros, como ficaram conhecidas as irregularidades na compra de hemoderavidos em 2004, na então gestão do petista no Ministério da Saúde. “No mérito, analisando detidamente o conjunto probatório carreado ao processo, chega-se à conclusão de que, durante a instrução criminal, nenhuma prova foi produzida no sentido de atribuir ao acusado a prática dos crimes imputados por ocasião da denúncia”, diz o documento, assinado pela procuradora Regina Coeli.

Visivelmente emocionado, durante a coletiva à Imprensa, ontem à noite, Costa disse que esperou o resultado do processo com ansiedade e que tinha confiança que seria inocentado. “É óbvio que eu tinha confiança que mais cedo ou mais tarde esse resultado... (começou a chorar). É difícil descrever tudo que eu passei”, disse, lembrando ainda o sofrimento de familiares durante o decorrer da denúncia.

Humberto disse não querer vincular o resultado do processo à sua possível candidatura ao Senado, mas reconheceu que entra na disputa fortalecido. “Eu me sinto como alguém que está de volta ao jogo”, declarou, enfatizando ter todas as credenciais para o pleito. Ele revelou que está processando colunistas de revistas e jornais nacionais, emissoras de TVs e políticos por calúnia. “Não por revanchismo pelo que eu e minha família passamos, mas para porque eu quero que a política de Pernambuco mude. Que o povo varra para sempre esse tipo de prática política. Eles já estão se preparando para outra eleição. A conversa é a mesma, é detratar é agredir”, disparou.

Uma plateia foi preparada pelo CEU especialmente para recepcionar João Paulo no aeroporto

O ex-prefeito do Recife João Paulo retornou ontem à tarde de São Paulo com discurso pronto e plateia composta especialmente para reforçar seu discurso de candidato ao Senado. Prestes a enfrentar prévias dentro do próprio partido, o petista foi recepcionado calorosamente, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, ao som de bordões como "Ô,ô,ô, João Paulo senador" e "João Paulo é gente, é o senador da gente". A manifestação pró-petista era formada por militância e integrantes do Campo de Esquerda Unificado (CEU), do grupo do ex-prefeito.

Com discurso pronto, o petista procurou enfatizar a importância que uma candidatura ao Senado pode representar no quesito governabilidade, caso a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), venha a suceder o presidente Lula. "Lula teve muita dificuldade com o Senado. Temos que virar o placar de 3x0 para 2x1", disse o ex-prefeito, referindo-se à atual composição da bancada pernambucana no Senado, formada pelos oposicionistas Sérgio Guerra (PSDB), Marco Maciel (DEM) e Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Segundo João Paulo, a candidatura ao Senado tem que ser construída não só em função do PT, mas de um candidato que represente a soma das forças aliadas. "Será quem tiver maior representatividade para não impor uma derrota no Senado. A definição tem que passar por Lula e pelo governador Eduardo Campos", disse o ex-prefeito. Ao comentar sobre a claque que veio especialmente para recebê-lo, o petista relacionou a euforia da militância à disposição de enfrentar as prévias. "Essa movimentação se deu em função da possibilidade de prévias. A militância está disposta a trabalhar, se não chegarmos ao diálogo. Isso é o que sinto nas ruas", afirmou o petista, declarando-se surpreso com a quantidade de apoios. Segundo estimativa dos aliados de João Paulo, 300 pessoas comparecem ao aeroporto.

Dutra tenta esfriar os ânimos no PT

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, chega hoje ao Recife para assistir à posse da nova direção estadual do partido. Antes da solenidade, no entanto, ele vai participar de uma série de reuniões com correligionários. Como novo líder da legenda, Dutra vai tentar esfriar os ânimos entre os grupos liderados pelo ex-prefeito do Recife João Paulo e o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa. Os dois travam uma luta interna pela indicação do pré-candidato do partido ao Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB), que tentará a reeleição.

O primeiro compromisso de José Eduardo Dutra será com Humberto Costa e os integrantes da tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A reunião será reservada. Ontem, o presidente estadual do PT, Jorge Perez, divulgou a agenda de Dutra, mas disse que não estava autorizado a divulgar o local da conversa. O mesmo cuidado foi tomado em relação ao almoço do presidente nacional do PT com João Paulo, previsto para 12h30.

"Ele quer conversar com todo mundodo partido para tomar conhecimento do debate político local. Agora, o conteúdo dessas reuniões não tem caráter de nenhuma decisão", adiantou Perez. O petista disse, ainda, que convidou Dutra para a posse da executiva estadual e ele pediu para que também fosse organizada uma agenda política. À tarde, José Eduardo participará de audiências com o prefeito João da Costa, às 14h30, e com o governador Eduardo Campos, às 16h30.

Rands anuncia apoio ao aliado para senador

Ao chegar na coletiva, duas horas após o previsto por conta do atraso no voo de Petrolina para Recife, Humberto Costa (PT) foi recebido, no auditório do Sindiserp, com gritos de “Ô, ô, ô, Humberto senador!”. Em todas as falas dos correligionários, foi aclamado como candidato do PT na chapa majoritária encabeçada pelo governador Eduardo Campos (PSB). “Aqueles que colocaram carro de som (durante a campanha de 2006) deveriam pedir desculpas a Humberto Costa e ao povo pernambucano. Pernambuco deve fazer justiça com Humberto, colocando Humberto na majoritária para fortalecer o Governo de Eduardo Campos”, disse o deputado Maurício Rands, que retirou o nome da disputa para o Senado a fim de apoiar o secretário.

Rands foi ainda mais além. Disse esperar “o reconhecimento” do Campo de Esquerda Unificado (CEU), liderado pelo ex-prefeito João Paulo, “do resgate de uma trajetória política que foi interrompida”. “Esperamos que os companheiros de outras correntes também façam esse reconhecimento. É natural, porque se resgata uma trajetória interrompida”, disse numa referência à eleição de 2006, na qual Humberto foi acusado de chefiar a máfia dos vampiros, o que levou o petista a despencar nas pesquisas para a disputa ao Governo do Estado.

A proposta foi corroborada pelos deputados Pedro Eugênio, Isaltino Nascimento e pelos presidentes do PT estadual, Jorge Perez, e do Consórcio Metropolitano Grande Recife, Dilson Peixoto. Dilson afirmou que a discussão da chapa será feita durante o encontro estadual do PT em abril, onde serão deliberadas diretrizes para as eleições no Estado. Na ausência do consenso, serão convocadas prévias.

Lula defende perdão da dívida externa do Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou nesta quinta (25) a capital do Haiti, Porto Príncipe, e se mostrou impressionado com as marcas da destruição causada pelo terremoto ocorrido em 12 de janeiro. Ao lado do presidente haitiano, René Préval, Lula voltou a defender anistia para a dívida externa do país.

O presidente brasileiro afirmou que os líderes interessados em ajudar o Haiti devem fazer "gestão junto aos credores, Banco Mundial e FMI" para obter a anistia da dívida externa do país. "O mundo precisa dar demonstração de que quer ajudar (...) anistiando essa dívida", disse. Segundo ele, a dívida é de US$ 1,3 bilhão.

O presidente admitiu ainda que o gesto não resolverá todos os problemas do país, mas permitirá que sejam estabelecidas novas linhas de ação. O terremoto que atingiu o país deixou mais de 200 mil mortos.

"Quero dizer que, se o Brasil já tem feito política de solidariedade, estejam certos que vamos fazer muito mais porque as coisas no Haiti são muito mais graves do que a gente imaginava", declarou o presidente.

Reforço na campanha

A previsão é de que o programa de governo de Marina seja concluído no início do segundo semestre. Além de Eduardo Gianetti, o partido pretende convidar diferentes personalidades para debater a política econômica proposta pelo PV, como o ex-ministro do Banco Central Armínio Fraga e o ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Mangabeira Unger. "Isso demonstra que a candidatura é para valer, que ela está se cercando de pessoas renomadas", afirma o deputado federal Sarney Filho (PV-AC) sobre a adesão de Gianetti à campanha.

Professor da faculdade Ibmec/SP e Ph.D em economia pela Universidade de Cambridge, Gianetti critica a alta carga tributária no país e o baixo nível de poupança nacional. "Nossa formação cultural e nossas raízes históricas são desfavoráveis a essa visão de longo prazo, a essa capacidade de agir no presente tendo em vista o futuro. Isso aparece na previdência, no meio ambiente, na educação, na infraestrutura urbana", afirmou o economista em entrevista ao jornal Valor Econômico,em novembro.

O afastamento da senadora Marina Silva (PV-AC) dos trabalhos no Congresso Nacional para se dedicar integralmente à campanha eleitoral divide opiniões no Partido Verde. Se por um lado alguns defendem a conclusão do mandato, outros avaliam que o melhor é se afastar do Legislativo e focar na candidatura. De acordo com a legislação eleitoral, deputados e senadores não são obrigados a se desincompatibilizar do cargo.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Academia de Artes e Letras de Pernambuco


Hoje 25 de fevereiro, será lançada a revista da Academia de artes e Letras de Pernambuco. O evento acontece a partir das 17h, no Memorial da Medicina de Pernambuco, no Derby. Membro da AALP, o advogado e escritor Antônio Campos fará a apresentação da publicação. Na ocasião, haverá apresentação da Orquestra Cidadã Meninos do Coque e recital de poesias de Geninha da Rosa Borges.

A revista da AALP é uma publicação bianual que há cinco edições reúne textos, artigos e poesias dos membros da academia. Entre os escritores que integram esta edição estão Nilzardo Carneiro Leão, Arthur Barreto Campelo e Lourdes Sarmento. Há também artigo de Maria Tereza Netto Magalhães de Melo, presidente da academia. O escritor norte-americano Ernest Hemingway é tema do artigo de Antônio Campos.

CLICK NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR

João Paulo e Humberto reabrirão o diálogo

O ex-prefeito João Paulo (PT) anunciou ontem, via Twitter, que irá procurar o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), para “reininciar” o diálogo, visando selar a paz entre o Campo de Esquerda Unificado (CEU), comandado por ele, e a tendência Construindo um novo Brasil (CNB), liderada por Costa. A intenção, segundo João Paulo, não seria evitar as prévias, mas buscar um debate de “nível”, durante o processo de disputa interno. “É ter um diálogo mais fraterno, mesmo com posições diferentes para que a gente tenha um debate de nível, de conteúdo”, declarou.

Questionado se ainda é possível o consenso entre os dois grupos em torno da indicação de um nome do PT para a chapa majoritária, o ex-gestor disse acreditar que sim. “A política é a arte de fazer alianças. Partindo dessa premissa, vamos tentar construir o consenso, conversando”, respondeu. João Paulo disse que ontem tentou entrar em contato com Humberto, por telefone, mas não obteve sucesso. O secretário encontra-se em Petrolina, dando aula e visitando obras vinculadas à sua pasta.

Humberto se mostrou receptivo ao gesto do correligionário. “Não tem nenhum problema. Daqui até lá a gente pode conversar”, disse, referindo-se à realização do encontro estadual do PT, em abril, quando poderão ocorrer as prévias, caso o partido não chegue a um entendimento. O secretário enviou um “torpedo” para o ex-prefeito, dizendo que retorna ao Recife amanhã, quando fará contato para marcar a reunião.

Jarbas Vasconcelos diz que Dirceu é "o chefe da quadrilha"

Com todo mundo da oposição querendo comer o "couro" do ex-ministro José Dirceu, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) também tirou uma "casquinha" ontem do petista. Em discurso de aparte a José Agripino, o parlamentar comenta denúncias de que a "nova" Telebrás beneficia empresa ligada ao ex-ministro e chamou Dirceu de "chefe da quadrilha".


ASSISTA NO YOUTUBE http://www.youtube.com/watch?v=fcOxpGcDIOM&feature=player_embedded


Marco Maciel é escolhido para comandar reestruturação do DEM no Distrito Federal

A nova geração do DEM foi buscar num de seus quadros mais experientes, que passou pelo PFL, PDS e Arena, a solução para seus problemas no Distrito Federal. O nome do senador Marco Maciel (DEM-PE) como comandante da reetruturação do partido no DF foi anunciado pelo presidente do DEM, Rodrigo Maia, logo no início da reunião da comissão Executiva Nacional, assim que o presidente do diretório regional, Osório Adriano, avisou da autodissolução do colegiado local.

A cúpula do DEM acredita que, na situação atual, qualquer nome do DF que fosse colocado à prova no papel de responsável pela reestruturação estaria na linha de tiro, seja das investigações ou do desgaste do noticiário político ou, ainda, das guerras internas entre os que sobraram dos grupos de Paulo Octávio e Arruda.

Maciel virou candidato a vice-presidente em 1994, quando a primeira opção do então PFL, Luiz Eduardo Magalhães, foi vetada pelos tucanos, e, a segunda, o senador Guilherme Palmeira, foi guilhotinado por suspeitas levantadas em Alagoas. Para evitar novos problemas, o PFL optou por Maciel, considerado já àquela altura inatacável, um senador que não misturava política com negócios. Com o passar do tempo, Fernando Henrique Cardoso passou a admirá-lo e disse que não poderia ter vice melhor porque Maciel agia sem ser notado pelos jornalistas ou mesmo pelos políticos.

“Não será resolvido no tapa, mas no voto”

A queda-de-braço entre as principais lideranças do PT em Pernambuco promete se prolongar até o mês de abril, momento em que a legenda deverá definir, através de prévias, qual será o seu representante na chapa majoritária governista. A análise é do deputado federal Pedro Eugênio, que afirmou que o candidato ao Senado do partido “não será resolvido no tapa, mas sim no voto”. “É assim que é a democracia”, reforçou, destacando que esta decisão será tomada pela PT estadual e não pela direção nacional. “Vai ter conversa com o PT nacional, vai se ouvir. O processo de decisão irá seguir esse rito, mas a definição será no Estado, com a participação do militante”, assegurou.

A declaração de Pedro Eugênio soou como uma resposta às recentes declarações do ex-prefeito João Paulo (PT), postulante à vaga para a disputa ao Senado, e do presidente presidente eleito do PT recifense, Oscar Barreto, que defendem a participação da direção nacional da sigla na decisão de quem será o petista na chapa majoritária. “Não haverá intervenção nacional. Ela só ocorre se o partido, no estado, fechar uma aliança diferente do plano nacional. O que não é o caso”, explicou Eugênio.

Sobre a pretensão de João Paulo de disputar o Senado em outubro, Pedro Eugênio soltou; “Entendo que ele, por ter sido prefeito do Recife, tenha uma aprovação maior (que o deputado Maurício Rands e o secretário estadual Humberto Costa), mas esse não é o único fator (que pesa)”.

Ciro diz que possibilidade de disputar governo de SP é remota e improvável

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quarta-feira (24) que a possibilidade de ser candidato a governador de São Paulo é remota e improvável. Ele se reuniu durante a manhã com representantes de nove partidos que pedem sua candidatura. Os aliados saíram do encontro com a sensação de que a porta está aberta, mas Ciro minimizou a possibilidade. O deputado reafirma que é candidato à Presidência da República.

“Eu disse para eles que, quando aceitei o apelo do presidente Lula e a orientação do meu partido, abri essa remota possibilidade. Mas a única possibilidade de isso acontecer é eu e meu partido nos convencermos de que é essencial para a sorte do país essa candidatura em São Paulo, mas isto não deve acontecer e fica no campo do improvável”, disse Ciro.

Ciro, por sua vez, cita junho como limite para a decisão, devido ao prazo para as convenções partidárias. Ele reafirma que sua candidatura à Presidência é necessária. Ele destaca que seu nome poderia promover discussões como a renovação do Congresso Nacional. “Como a Dilma vai fazer um discurso de renovação do Congresso se há uma aliança com o PMDB? Teve a crise no Senado com o Renan Calheiros (PMDB-AL) e o José Sarney (PMDB-AP), na Câmara você teve a crise e tem ações de deputados como Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ela não tem como fazer este discurso, eu tenho.”

Lula se encontra com Raúl Castro

O presidente Lula se encontrou nesta quarta-feira (24) com o presidente de Cuba, Raúl Castro, no Porto de Mariel, a 50 quilômetros a oeste de Havana. Juntos, eles vistoriaram obras que serão financiadas pelo Brasil.

Ao lado de Lula, o líder cubano disse que lamenta a morte de Orlando Zapata, preso político que estava em greve de fome há 82 dias. O presidente brasileiro chegou à ilha na terça-feira (23), poucas horas depois da divulgação da morte, e não quis comentar o assunto.

Raúl defendeu o governo cubano e lembrou que em "meio século" ninguém foi assassinado pelo regime. "Aqui não foi torturado ninguém. Aqui não houve nenhuma execução extrajudicial. Aqui foram torturados em Cuba, sim senhor, é verdade, mas na base naval de Guantánamo, que não é nosso território”.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Deputado denuncia juiz do caso Alcides na Corregedoria da Justiça

O deputado estadual Pedro Eurico (PSDB) entregou nesta terça-feira (23) uma denúncia formal na Corregedoria da Justiça contra o juiz titular da 1ª Vara das Execuções Penais, Adeildo Nunes, por possíveis irregularidades no caso da morte de Alcides do Nascimento Lins.

De acordo com a denúncia, o juiz não poderia ter deixado um dos suspeitos do crime, João Guilherme, em regime de semi-aberto. Adeildo se defendeu dessa acusação anteriormente, dizendo que não tinha dado nenhuma permissão para a saída do presidiário. Quem deverá julgar a questão é o Tribunal de Justiça.

Por telefone, Adeildo Nunes disse que ficou sabendo através da imprensa, que o deputado Pedro Eurico entrou com a ação contra ele junto à Corregedoria Geral de Justiça. O juiz afirmou estar surpreso com a decisão do deputado e o que lhe resta é aguarda o pronunciamento do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Antes, o deputado Pedro Eurico foi à tribuna da Assembleia Legislativa denunciar o que ele chamou de um erro da Justiça: a concessão do regime semi-aberto para João Guilherme Nunes da Costa. Ele é um dos acusados pelo assassinato do estudante de biomedicina Alcides do Nascimento Lins.

Viagem de Lula a Cuba encerra 'ciclo de visitas' do presidente à ilha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na terça-feira (23) a Havana para a última visita à ilha como governante, segundo informações da Presidência da República. "Essa visita encerra um ciclo de visitas que o presidente fez a Cuba", disse o porta-voz do Planalto, Marcelo Baumbach.

Lula deve se reunir nesta quarta (24) com o veterano revolucionário, hoje afastado do poder, e com seu irmão caçula, o presidente Raúl Castro. Fidel, de 83 anos, deixou o poder em 2006 para o irmão, em razão de problemas de saúde. Nos últimos anos ele tem se dedicado a escrever colunas sobre temas internacionais nos jornais estatais da ilha.

Sem dar declarações à imprensa, Lula foi recebido no Aeroporto Internacional José Martí pelo chanceler cubano, Bruno Rodríguez. Às 16h30 (horário de Brasília) desta quarta, Lula tem um encontro previsto com Fidel.

Eduardo exalta seu sucesso

A minimaratona realizada pelo governador Eduardo Campos (PSB), ontem, em cinco municípios da Mata Norte, foi marcada pelo alto número de ações realizadas e por um desabafo do socialista durante a entrega da escola técnica Miguel Arraes de Alencar, em Timbaúba. Ele mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados pela sua gestão relacionados às metas estabelecidas ainda durante a campanha eleitoral de 2006. “Que bom chegar ao último ano do meu governo podendo andar nas ruas de cabeça erguida e olhando nos olhos das pessoas da mesma forma como olho nos olhos dos meus filhos todos os dias”, destacou, ressaltando que o “sucesso” de sua administração se deve a sua entrega no momento de tocar a máquina pública.

Neste tom, o socialista deu estocadas veladas no seu provável adversário na disputa pelo Governo do Estado, este ano, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Sem citar o nome do peemedebista, que ainda não se decidiu se voltará a postular o Palácio do Campo das Princesas, Eduardo Campos disse que a gestão de Pernambuco não é para “gente desanimada”. “Coisa ruim é andar com gente desanimada... É preciso servir ao povo. Ter coragem, fé e vontade de trabalhar. Acordar cedo e dormir tarde”, disparou, para depois completar: “É preciso saber fazer, e fazer com alma”. O senador Jarbas repetiu em algumas declarações que não tem mais vontade de enfrentar uma eleição ao Governo, que só iria para o pleito se fosse pelo seu grupo político.

Antes do governador Eduardo Campos discursar, alguns dos aliados presentes na minimaratona fizeram questão de comparar os números da atual gestão com a anterior. Dados das áreas de educação, habitação, estradas e irrigação foram contrapostos em vários momentos distintos pelos que tomaram a palavra. “Enquanto eles fizeram oito mil moradias em oito anos, nós, em apenas três, entregamos 12.450 e ainda entregaremos mais de 11 mil pelo programa Minha Casa. Fora 44 mil do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e das habitações que serão entregues pelo Promata”, detalhou o secretário de Cidades, Humberto Costa (PT).

Prefeito de Carpina aproveita visita de Eduardo para anunciar seu apoio ao governador

Um dos pontos mais curiosos da minimaratona do governador Eduardo Campos (PSB) na Mata Norte, ontem, foi a passagem de sua comitiva pelo município gerido pelo prefeito Manoel Botafogo (PSDB). O tucano rasgou elogios ao socialista e sua “ausência de discriminação” com gestores de grupos políticos adversários, que estão recebendo recursos e benfeitorias do Governo do Estado. “Não troco de partido, sou do PSDB, mas a mudança (com relação ao apoio a Campos) é devida às ações, aos investimentos”, revelou, ressaltando que o senador Sérgio Guerra (PSDB), a quem é ligado, não gostou muito de sua postura. “Se enciumou um pouco, mas é natural”, minimizou.

Em tom descontraído, Manoel Botafogo revelou que fora procurado por interlocutores de Eduardo Campos para estabelecer uma aproximação do seu município com o Governo do Estado, porém, na ocasião soltou: “Mande ele mostrar suas ações, que um homem se conhece por suas ações”. Completando na sequência. “Duas obras (uma escola técnica e a assinatura do convênio do programa Minha Casa, Minha Vida) em Carpina que somadas dão R$ 6 milhões... Quem trouxe foi o governador”.

Durante seu discurso, Botafogo chegou a pedir o apoio da população do município à reeleição do governador Eduardo Campos, porém, com ressalvas. “Quando ele sair não é para fazer caminhada com o governador. A caminhada é lá para junho”, alertou, sorrindo.

O prefeito de Carpina ainda afirmou que seus adversários na região torceram contra a sua aproximação com o Governo do Estado. Curiosamente a prefeita de Tracunhaém, Graça Lapa (PSB) - esposa do ex-deputado Carlos Lapa (PP), rival dos Botafogos na Mata Norte -, esteve presente no evento, sentando próxima ao desafeto político.

Para Serra, uso político da cassação de Kassab 'seria ridículo'

O governador José Serra (PSDB) evitou comentar nesta terça-feira (23) a cassação do mandato do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), pela Justiça Eleitoral. Ele disse apenas que "seria ridículo" o uso político da decisão. Serra participou da inauguração da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, em São Paulo, acompanhado do prefeito. Kassab recorreu nesta segunda-feira (22) da decisão e garantiu a permanência no cargo.

Perguntado se o processo contra Kassab poderia ser usado contra ele, José Serra citou que parlamentares da oposição também foram cassados. “A oposição oportunista, sim, mas seria ridículo, até porque foi cassado um montão de petistas também”.

Os dois discursaram para uma plateia formada por estudantes adolescentes. Kassab se disse tranquilo quanto ao futuro da aliança entre PSDB e DEM. “Nossa coligação é uma aliança consolidada e irreversível”, disse. Para o prefeito, o processo não deve pesar no julgamento dos eleitores a seu respeito. “Não existe cassação e, portanto, se alguém quiser se valer de um fato que não existe o eleitor vai saber fazer a sua avaliação”, afirmou.

Wilson Lima e Octávio se reuniram

Em seu primeiro compromisso como governador do Distrito Federal, Wilson Lima (PR) se reuniu na manhã desta qarta-feira (24), durante cerca de uma hora, com o ex-governador interino do DF Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM), que renunciou ao cargo nesta terça (23) depois de perder o apoio do DEM e da Câmara Legislativa. A informação foi confirmada pelas assessorias do ex-governador interino e do atual.


Durante o encontro, na residência oficial da vice-governadoria, Wilson Lima despachou com Paulo Octávio e os dois conversaram sobre as possibilidades de governabilidade do DF. Paulo Octávio ofereceu apoio político a Lima e colocou sua equipe técnica a disposição do novo governador. Octávio disse que mesmo fora do governo fará o possível para evitar uma intervenção federal. O ex-governador interino afirmou ainda que Wilson Lima reúne "todas as condições" para governar o Distrito Federal.

Ao se despedir, Paulo Octávio agradeceu sua equipe técnica e disse estar confiante na Justiça. Ele afirmou que vai aproveitar a renúncia para "descansar".

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Perez garante que não haverá intervenção

O presidente regional do PT, Jorge Perez, desconstruiu a argumentação de João Paulo que disse que até as prévias procurará o presidente Lula, a ministra e presidenciável petista Dilma Rousseff e o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, para conversar sobre a colocação de seu nome. “A direção nacional não vai interferir na escolha de nomes, e sim nas alianças políticas. Os nomes quem decide é o Estado. Claro que vamos ouvir a opinião de Dutra, de Lula, mas não haverá uma intervenção aqui dizendo ‘o nome tem que ser esse’. Isso não existe no PT”, garantiu.

Perez ainda insinuou que João Paulo não teria uma grande capacidade de aglutinar forças para se credenciar à disputa pelo Senado. “O que vale é a capacidade (do candidato) de construir propostas, de agregar e reforçar do ponto de vista político o projeto, e esse debate vamos realizar no congresso estadual”, reforçou.

Para o presidente petista, há uma dificuldade em analisar o cenário quando João Paulo muda constantemente de posição. “É preciso ver os fatos. João Paulo colocou o nome dele ao Senado, depois que deixou a secretaria (de Articulação Regional) disse que não era mais candidato. O humor de João Paulo se diferencia a cada momento. Quando fizermos o encontro, eu não sei se essas coisas que são ditas hoje vão ser ditas lá no encontro, porque nos últimos meses as posições mudam a cada semana, e para organizar o partido precisamos de posições definidas”, ironizou.

Guerra diz que Dilma é "mais uma peça publicitária"

O presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra, afirmou que o fato de a ministra Dilma Rousseff ser aclamada como candidata do PT não passa de “mais uma peça publicitária”. “Marketing puro”, provocou o tucano. Ele disse ainda que o Congresso do PT, encerrado neste final de semana, foi um evento “sem conteúdo legal, para reforçar a campanha que ela já vem fazendo”.

Quanto a demora de a oposição anunciar um nome para a disputa presidencial disse: “O governador José Serra está governando o Estado de São Paulo. Governar São Paulo não é fácil. A nação espera que o Serra cumpra o papel dele”. O senador pernambucano falou no “Jornal da Noite”, da TV Bandeirantesno início desta madrugada de terça-feira (23).

Sobre a subida de Dilma nas pesquisas, Guerra disse que a ministra "venceu no tempo o problema do desconhecimento". "Evidentemente teria que crescer. Tem crescido nas pesquisas, isso não nos surpreendente”.

“Tive uma conversa com Humberto, tete-a-tete”

O ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) desmentiu as declarações do secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), de que ele não o teria procurado para tentar construir um diálogo com o correligionário a respeito da participação do partido na chapa majoritária governista. “Tive uma conversa com ele tete-a-tete, sem ninguém saber, durante o período de festas. Na verdade, eu estou querendo conversar”, enfatizou, ontem, durante entrevista à Rádio Folha 96,7 FM. João Paulo mostrou disposição para enfrentar tanto Humberto quanto o deputado federal Maurício Rands (PT), em caso de haver prévias pela indicação de candidatura ao Senado.

“Não sei se vou disputar com Maurício Rands ou Humberto, mas me sinto preparado para disputar com qualquer um dos dois”, avisou o ex-prefeito. Contudo ele disse que se o governador Eduardo Campos (PSB) ou o presidente Lula (PT) derem preferência por um nome, não será necessária a realização das prévias. E apesar de considerar o peso eleitoral como um dos fatores na disputa interna, João Paulo garante que isso não será o fundamental na hora da decisão. O importante, na sua opinião, é o PT trabalhar para eleger senadores que darão sustentação ao governo de Dilma Rousseff, no caso de ela chegar ao Palácio do Planalto.

Questionado sobre a origem da conhecida rivalidade com Humberto, João Paulo disse não saber, assim como respondeu o correligionário, na entrevista concedida à Folha. “Eu que gostaria de descobrir, porque tenho um desejo muito grande de ver um processo de paz no partido. No que dependeu de mim, tudo eu fiz. Fui correto com ele quando eu disse: ‘Olhe Humberto, eu fui (candidato a prefeito em 1996) por um acidente, porque você não quis ir, mas se você quiser ser candidato a prefeito em 2000 você vai ser’. Ele conversou com todo mundo e avaliou que não devia ser candidato porque não ganhava para Roberto Magalhães (que disputava a reeleição). Eu fui, me elegi e me reelegi”, argumentou. Na entrevista dada por Humberto, ele disse que não concorreu à PCR, em 1996, por não concordar com as alianças que seu partido estava fazendo.

Decisão judicial foi manobra para atingir Serra

O DEM e o PSDB pernambucanos veem interesses claramente eleitoreiros na cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). De acordo com o presidente estadual do Democratas, ex-governador Mendonça Filho, a decisão judicial foi evidentemente tomada para produzir manchetes e desgastar o prefeito e, por consequência, o governador de São Paulo e presidenciável do PSDB, José Serra, de quem Kassab é afilhado político.

Mendonça observa que o juiz de primeira instância que decidiu pela cassação agiu em desacordo com o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral, que isentou o presidente Lula em processo semelhante, envolvendo, inclusive, as mesmas empresas doadoras. "É evidente o jogo eleitoreiro. Do contrário, o presidente Lula teria sido também cassado. A lei é uma só. O juiz não pode fazer uma interpretação pessoal. A insegurança jurídica não pode persistir no país", avaliou.

O presidente do DEM lembrou, ainda, que curiosamente a decisão surge num ano eleitoral, num estado onde a oposição tem força. "Não se sabe se esse juiz agiu livremente, se foi usado consciente ou inconscientemente para fazer valer a força absoluta do Executivo (federal), que quer estender seus tentáculo pelo Judiciário e pelo Ministério Público".

A vez de Humberto

O governador Eduardo Campos (PSB) visita hoje cinco municípios da Zona da Mata Norte, em mais uma maratona pelo interior do estado. A maior parte dos compromissos do socialista é de ações ligadas à Secretaria estadual das Cidades, comandada por Humberto Costa (PT). O petista, que trava uma luta interna com o ex-prefeito do Recife João Paulo pela indicação do PT para disputar uma vaga no Senado, pode aproveitar a viagem para fortalecer seu nome para o cargo. Na última caravana do governador, pelo Sertão do São Francisco, foi João Paulo quem "faturou" junto ao eleitorado ao discursar para centenas de pessoas, na cidade de Santa Maria da Boa Vista. Agora, parece que os ventos estão soprando a favor de Humberto.

Enquanto João Paulo participa de reuniões em São Paulo com lideranças petistas e empresariais, o secretário das Cidades terá a chance de entregar à população quatro academias das cidades e assinar convênios para implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida, criado pelo governo federal para atender commoradias famílias de baixa renda.

Ontem, no Palácio do Campo das Princesas, Humberto Costa ganhou um espaço importante durante o anúncio da construção de um novo estaleiro no Complexo Portuário e Industrial de Suape, em Ipojuca. O petista foi o segundo a discursar. "Estou falando aqui por deferência do governador Eduardo Campos", observou. Logo depois justificou sua presença na solenidade, lembrando que há dois anos um grupo representando um estaleiro inglês o procurou interessado em instalar um empreendimento no Brasil. Ele, então, disse ter apresentado os empresários ao presidente da Associação das Empresas de Pernambuco (Assimpra), Mario Beltrão, que, depois de apresentá-los à Petrobras, esteve com eles na Inglaterra.

Arruda é abandonado, enquanto Paulo Octávio ganha sobrevida

De olho no Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara Legislativa usou ontem dois pesos e duas medidas ao decidir sobre os processos de impeachment de José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) e Paulo Octávio (DEM), governador afastado e governador em exercício do Distrito Federal. A relatoria do processo contra Arruda foi entregue a um deputado distrital da oposição - Chico Leite, do PT, que quer pressa. A votação foi unânime. O relator do processo contra Paulo Octávio também é conhecido: será Batista das Cooperativas (PRP), um governista, que não tem pressa. A votação que formalizará o nome dele foi adiada para quinta-feira.

O cenário mudou no final de semana, quando Paulo Octávio chamou os deputados para um almoço. Nenhum dos convidados quis falar com a imprensa depois. Alguns até negam que lá estiveram. O resultado da conversa, porém, ficou explícito ontem, quando a análise do processo de impeachment do governador afastado foi adiada. "Eles entregaram a cabeça doArruda para salvar a do Paulo Octávio", resumiu um oposicionista. Pelo menos, será essa a estratégia no primeiro tempo.

Intervenção - Em meio à onda de denúncias que comprometem a linha sucessória de Arruda, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que é inútil a classe política do Distrito Federal buscar "soluções mágicas" para evitar a intervenção federal no estado. Ele diz que espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) atenda seu pedido. Em reação, o Procurador-Geral do Distrito Federal, Marcelo Galvão, defendeu, ontem, em parecer encaminhado ao Supremo, o arquivamento do pedido de intervenção, argumentando que a crise política em Brasília, apesar de ser "grave e notória", não está afetando a ordem pública.

Kassab entra com recurso no TRE e garante permanência no cargo

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, decidiu na tarde desta segunda-feira (22) garantir a permanência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), no cargo até o julgamento final do processo de cassação de seu mandato. Silveira é o mesmo juiz que determinou na última quinta-feira (18) a cassação do mandato de Kassab, acusado pelo Ministério Público de receber doações irregulares.

O efeito suspensivo é automático assim que o político cassado entra com recurso. O advogado de Kassab, Ricardo Penteado, protocolou o documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta segunda-feira.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Humberto é eleito vice-presidente do PT

O secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), foi eleito um dos três vice-presidentes nacionais do PT, durante o 4º Congresso Nacional do partido, encerrado no sábado. Os outros dois são o deputado estadual Rui Falcão (SP) e a deputada federal Fátima Bezerra (RN). A indicação do nome de Humberto foi aprovada por unanimidade pelo diretório nacional da legenda.

Entre as obrigações do petista no novo cargo está a de substituir eventualmente o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, em ações partidárias, representar o partido em missões no exterior e participar ativamente das discussões dentro da sigla e com partidos aliados. A Executiva nacional é formada por 21 membros com direito a voz e voto. O mandato é de quatro anos para a maior parte dos membros da direção. Apenas os líderes das bancadas na Câmara e no Senado têm mandato de um ano.

Humberto continua como vice-coordenador, ao lado do assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, da comissão que trata do programa de governo do PT e da campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência da República.

Lula diz que Brasil vai ajudar a construir hidrelétrica no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou em seu programa semanal “Café com o Presidente”, nesta segunda-feira (22), que o governo brasileiro vai ajudar na construção de uma hidrelétrica no Haiti.

“Nós pretendemos financiar empresas brasileiras e fazer a construção da hidrelétrica para ajudar a agricultura do Haiti e, ao mesmo tempo, dar energia e garantir que a indústria possa se instalar”, disse.


Segundo Lula, o governo brasileiro já doou R$ 375 milhões ao Haiti, e para o plano de recuperação do país caribenho o país investirá US$ 15 milhões.

“Vou discutir com o presidente Preval quais são as prioridades e com as Forças Armadas Brasileiras o que a gente pode definir como prioridade”, enfatizou.

TSE avalia hoje se presos podem votar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutirá na tarde de hoje, em audiência pública, a resolução que traçará as diretrizes para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) assegurarem, em outubro próximo, o exercício do direito de voto pelos cerca de 170 mil presos provisórios e adolescentes em medida socioeducativa. Pela Constituição, só presos com condenação definitiva perdem os direitos políticos e o direito a votar. Os jovens infratores, com idade entre 16 e 21 anos, que cumprem medidas socioeducativas, como não foram condenados, não perderam os direitos políticos e devem participar normalmente das votações.

Na eleição de 2008, os TREs de 11 estados promoveram a coleta de votos de presos provisórios. Houve casos como o do Rio de Janeiro em que a votação foi somente em uma delegacia - a 52ª DP, em Nova Iguaçu -, onde 54 eleitores votaram e 194 justificaram o voto. O Rio tem 6.701 presos provisórios, portanto apenas 0,8% deles votaram em 2008. O maior número de presos provisórios está em São Paulo: 48,6 mil homens e 760 mulheres.

A defesa do voto destes presos é feita por diversas entidades civis, entre elas a Associação Juízes para a Democracia (AJD), cuja secretária, a juíza Kenarik Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo, classifica este movimento como “importante para que a sociedade e os poderes despertem para a situação real: os presos voltarão para a sociedade”.

João Paulo vai consultar Lula sobre corrida ao Senado

Depois de anunciar pelo Twitter, no sábado, que iria disputar, no PT, a indicação para uma das vagas ao Senado na chapa do governador Eduardo Campos (PSB), o ex-prefeito João Paulo (PT) disse, ontem, que vai conversar com o presidente Lula, com a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com o ex-ministro José Dirceu e com o próprio Eduardo sobre a decisão. "Essa definição passa pelo crivo da direção nacional do PT, pelo presidente Lula", afirmou. "E nenhum candidato deve constranger o governador Eduardo Campos". Nenhum desses encontros foi agendado ainda.

João Paulo volta de Brasília para o Recife na quarta-feira, quando deve se encontrar com os aliados das correntes Mensagem ao Partido e Campo de Esquerda Unificado (CEU) para discutir o assunto. Também está prevista uma conversa com representantes da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), que deve lançar um nome para disputar com João Paulo a indicação para o Senado na chapa de Eduardo, por meio de prévias no PT. Há cerca de dez dias, quando a CNB anunciou que iria apresentar um candidato para pleitear a vaga para o Senado, João Paulo se disse vítima de uma conspiração e classificou a atitude da CNB como equivocada, infantil e irresponsável. Na ocasião, João Paulo afirmou que mantinha a decisão de concorrer a deputado federal.

Doadoras têm contratos com a prefeitura

Cinco empreiteiras responsáveis pelas doações na campanha de 2008, que levaram à cassação de mandato do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), em primeira instância pela Justiça Eleitoral, somam R$ 243 milhões em contratos com a Prefeitura desde 2009, início da atual gestão. Os negócios das empreiteiras com a administração correspondem a 12% de todo o investimento feito pela Prefeitura no ano passado: R$ 1,98 bilhão. Os dados estão disponíveis no site De Olho nas Contas, da prefeitura, e foram levantados pelo Jornal da Tarde.

Juntas, Camargo Corrêa, OAS, Carioca Christiani Nielsen, Engeform e S/A Paulista doaram R$ 6,8 milhões para a campanha de Kassab à reeleição. No último ano, elas obtiveram contratos com secretarias da administração municipal que superam o valor doado em 3.400%, segundo levantamento feito no site. Maior doadora do comitê do DEM, com R$ 3 milhões, a Camargo Corrêa é a campeã em valor de contratos: R$ 83,2 milhões. Os maiores são com as Secretarias de Educação e Habitação, para a construção de Centros Educacionais Unificados (CEUs) e urbanização de favelas. Segundo o advogado do DEM, Ricardo Penteado, e da Prefeitura, as doações "estão dentro da lei" e os contratos "obedecem a processos de concorrência".

Além das cinco construtoras, Serveng Civilsan e CR Almeida - que não têm contratos com a Prefeitura no período -, Banco Itaú e a Associação Imobiliária Brasileira (AIB) complementam as doações consideradas ilegais pela Justiça Eleitoral à campanha do prefeito, totalizando R$ 10 milhões. O valor equivale a 33,6% dos R$ 29,8 milhões arrecadados pela coligação Kassab/Alda em 2008.

Lula chega a Cancún para Cúpula da América Latina

O presidente Lula pousou em Cancún no início da noite deste domingo (21), e foi recebido por autoridades mexicanas. Ele não quis falar com os jornalistas que o aguardavam e foi direto para o Hotel Grand Velas, em Riviera Maya, região perto de Cancún.

É lá que estão hospedados os presidentes de países da América Latina e Caribe que vieram participar da Cúpula da América Latina e do Caribe, que começa nesta segunda-feira (22). Até agora, 24 chefes de Estado já chegaram. Entre eles, Cristina Kirchner, da Argentina, Michelle Bachelet, do Chile, Fernando Lugo, do Paraguai e Hugo Chávez, da Venezuela. Amanhã, são esperados Evo Morales, da Bolívia e Raúl Castro, de Cuba.

O encontro vai concretizar a criação de um novo organismo, ainda sem nome, que vai reunir somente essas nações. Sem, portanto, a presença de Estados Unidos e Canadá, que fazem parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Dilma é aclamada pelo PT, mas vice ainda não foi fechada














A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse neste sábado (20), durante discurso no congresso nacional do PT onde foi o oficializada como pré-candidata ao Palácio do Planalto, que “jamais” pensou que a “vida [lhe] reservasse tamanho desafio”. Contudo, ela disse que se sente preparada para governar o país e afirmou que pretende fazer um governo de coalizão.

“Eu jamais pensei que a vida me reservasse tamanho desafio, mas me sinto preparada para enfrentá-lo”, disse no início do discurso. Em seguida, a ministra lembrou de sua juventude em Minas Gerais e de sua vida política no Rio Grande do Sul, fazendo referência ao período em que lutou contra a ditadura militar. Segundo a ministra, a vida permitiu que ela e os petistas amadurecessem, mas isso não a fez mudar suas convicções. “Amadureci e amadurecemos nós todos, na vida, no estudo nas responsabilidades do governo. Mas, esse amadurecimento não se confundiu com perda de convicções. Não sucumbimos aos modismos ideológicos e persistimos nas nossas convicções. Conseguimos através delas construir um projeto concreto e realista”, afirmou.

Dilma disse que recebe a tarefa do partido com humildade, coragem e determinação. “Recebo com humildade a missão que vocês estão me oferecendo, mas também com coragem e determinação. Com o apoio do presidente Lula, com o apoio dos partidos aliados. Participo de um governo de coalizão e quero formar um governo de coalizão”, disse.
A ministra prosseguiu seu discurso dizendo que manterá todos os programas do governo, sua política externa e a reconstrução da máquina pública. “Nós vamos continuar valorizando o servidor público e o serviço público, vamos continuar reaparelhando o Estado, recompondo sua capacidade de gerenciamento e planejamento”, afirmou.

Campanha interativ@

A internet deve se transformar, cada vez mais, em terreno dos políticos. A previsão de quem trabalha com a rede mundial de computadores ou atua no campo do marketing político é de que não há escapatória. Se deseja ser deputado estadual ou federal, senador ou governador, em Pernambuco ou em qualquer outro estado brasileiro, o candidato precisa ter o perfil e as propostas ao alcance dos internautas. E, além disso, estarem abertos ao diálogo com o eleitor. Em especial, com os eleitores mais jovens, que fazem da internet uma continuidade do bate papo na escola ou no bar, recorrendo às redes sociais, como Twitter, Orkut, Facebook e YouTube.

A possibilidade de interação, com o crescimento das redes sociais, pode transformar a internet no diferenciador do próximo pleito. Mas só isso não será suficiente para se obter uma vitória. "A ferramenta é importante, mas um bom candidato e boas propostas continuam como mais importantes", pontua o diretor executivo da Cartello - soluções completas para internet, Bruno Queiroz. Nesse sentido, acrescenta, os políticos devem entender a internet como um canal permanente e não como algo a ser utilizado em campanhas. "Se usarem apenas nas disputas eleitorais, pode parecer como uma coisa falsa", alerta.

Entre as vantagens do uso da internet, segundo Carnevale, está o barateamento da campanha. O uso dessa ferramenta, ainda na questão financeira, pode servir para alavancar os recursos para a campanha eleitoral. Isso ocorreu com Obama nos Estados Unidos. Por aqui, o PV foi o primeiro a apostar nisso. Montar uma estrutura eficiente na internet, no entanto, pode não ser tão barato. Embora empresas de computação e agências de publicidade e marketing político não revelem os valores, um bom site não sai por menos de R$ 5 mil. E, dependendo do produto desejado pelo candidato, pode custar R$ 50 mil.

João Paulo é candidato ao Senado

O ex-prefeito João Paulo (PT) resolveu tornar público o que na verdade todos já sabiam: é candidatíssimo a disputar uma das vagas ao Senado na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB). “Decidi colocar meu nome para disputar a prévia do partido, seja com Rands ou Humberto, para que posteriormente seja apresentado ao governador”, disse o líder petista, que desde sua saída do Governo se declarava candidato a deputado federal.

João Paulo explica as razões que o levaram a retomar o projeto: “decidi pela candidatura após o discurso do presidente Lula no Congresso do PT e após a receptividade das pessoas durante o carnaval. Muita gente nas ruas me pediu para ser candidato”. O ex-prefeito descarta a tese de que sua decisão possa dividir ainda mais o partido. “Será uma disputa democrática. Quem ganhar leva”, sustenta.

A decisão de colocar o nome para o Senado foi pessoal, mas João Paulo garante que ela já tem ressonância no CEU, grupo do qual faz parte e que rivaliza com a CNB, corrente de Humberto Costa e Maurício Rands. O ex-prefeito diz que a hora agora é de organizar sua campanha para as prévias – que devem ocorrer antes da convenção partidária -, e viajar o estado para convencer a militância de seu projeto. Nesse momento ele participa da reunião do Diretório Nacional do PT que vai eleger a nova Executiva do partido.

Cientista político prevê Jarbas fora do páreo

Certo de que o governador Eduardo Campos (PSB) é favorito nas eleições deste ano, o cientista político Hely Ferreira prevê que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) não entrará na disputa. “No seu segundo mandato de governador, Jarbas já havia relevado à Imprensa que não tinha mais vontade de continuar no comando do Governo. Ele não deve sair”, afirmou. “Já sobre Ciro Gomes(PSB), vai depender de Lula. O que o presidente decidir vai acontecer, o que é muito ruim para a esquerda do País. Tudo tem que passar pelo presidente”, completou.

Hely Ferreira ainda afirmou que com a desistência do senador Jarbas de representar a oposição, o seu grupo terá que apresentar um candidato que entrará sabendo que perderá. “Será WO! Será alguém como foram os candidatos José Múcio Monteiro (1986) e o Gustavo Krause (1994). Entraram sabendo que não tinham condição de ganhar (de Miguel Arraes)”, atestou.

PT avaliará se entra no chapão governista

Ainda ressentido por ter perdido duas vagas na Câmara de Vereadores do Recife, nas eleições de 2008, o PT não pretende perder espaço no pleito deste ano. Segundo o presidente estadual da legenda, Jorge Perez, o partido entrará numa composição para “ganhar”. “Partindo do princípio de que o PT não pode perder espaço, tem que ser uma composição onde todos ganhem. O PT não quer diminuir, pode aumentar”, disse. Nas últimas eleições municipais, não foram reeleitos os vereadores Henrique Leite, Luiz Helvécio e Mozart Sales. O PT passou de oito cadeiras para cinco.

A legenda ainda não definiu se entrará em um “chapão” ou “chapinha”. Ainda analisará qual a melhor estratégia. De acordo com Perez, sendo “chapinha ou chapão”, a coligação tem que permitir o crescimento do partido. Essa definição será feita a partir do encontro estadual da sigla, marcado para abril, mas com data ainda a ser definida.